É preciso limpar as placas solares?
Sim, a limpeza das placas solares é uma manutenção preventiva necessária, para se obter o melhor rendimento, pois o acúmulo de sujeira sobre a superfície do painel limita a passagem da luz do sol e reduz a eficiência das células solares.
Segundo o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), a perda de eficiência em painéis solares devido à sujeira pode chegar a 25% em alguns casos.
Quando deve ser feita a limpeza?
Os manuais de diversas fabricantes, entre elas a JA Solar, a LONGi, a Jinko, a Risen e a Trina, recomendam que os painéis devem ser limpos anualmente, porém afirmam que em locais com muita poeira e poluição, a limpeza é recomendada a cada seis meses.
Quais produtos utilizar?
Uma dúvida recorrente entre os profissionais é sobre quais produtos devem ser usados no processo de limpeza dos painéis. De acordo com o manual da Risen, podem ser utilizados panos macios secos ou úmidos, esponjas e água.
Porém, não devem ser utilizados solventes corrosivos e nem objetos rígidos. Já a JA Solar destaca, em seu manual, que não é permitido o uso de ferramentas de metal, como lâminas, facas, lã de aço e outros materiais abrasivos para realizar a limpeza.
As fabricantes orientam que a limpeza dos painéis deve ser realizada por uma equipe treinada e que os trabalhadores devem usar EPIs (equipamento de proteção individual).