Por: Rael Rezende Borges
Engenheiro Eletricista especialista em instrumentação e controle de processos industriais.
1-O que esperar do atual cenário da energia?
O mercado global de energia está sofrendo mudanças devido a vários fatores, guerra, pos-pandemia, retomada da economia são fatores que influencia diretamente no custo da energia. Projeções pós-pandemia cobra o uso mais sustentável e eficiente da energia.
2-O que é eficiência energética?
Eficiência energética tem a ver com a busca por um consumo menor de energia aliado ao uso mais racional desse recurso. Em outras palavras, é um processo que procura otimizar o consumo de energia.
Neste post iremos citar algumas medidas para o uso eficiente da energia:
- Verificar o rendimento nas placas dos motores. Quanto mais próximo de 100% são mais eficientes;
- Automação no processo (fator de potência, fator de carga, decisões automatizadas para o uso assertivo dos equipamentos);
3-Quais as soluções para o uso eficiente da energia?
3.1-Verificar o rendimento na placa dos motores. Quanto mais próximo de 100% são mais eficientes.
O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país e 70% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos. Como iniciativa para redução do consumo de energia, em 2009 entrou em vigor a portaria nº 553, que estabelece níveis mínimos de rendimentos para máquinas e equipamentos (fonte WEG).
Porém, apesar de positivas, as exigências não abrangem os equipamentos já instalados e sem previsão de substituição. Associado ao fato do parque industrial nacional ter em média 17 anos (fonte ABRAMAN), a modernização de sistemas industriais permite até 60% de redução de consumo com ações de rápida implementação.

Os equipamentos modernos como motores nas instalações novas possuem um alto rendimento devido aos avanços tecnológicos porem se sua planta é antiga é fundamental verificar o rendimento dos equipamentos.

Comprar motores de alta eficiência é um bom começo, mas devemos lembrar dos equipamentos que mais consomem energia dentro das plantas industriais e que podem ser substituídos: motores antigos, superdimensionados ou que sofreram muitos reparos.
Estudos técnicos revelam que as perdas no rendimento podem variar de 3 a 7,5 pontos percentuais a cada rebobinagem do motor!
Por esse motivo, recomendamos que os serviços de reparos de motores sejam executados sempre por uma assistência técnica autorizada.

3.2 – Automação no processo
A automatização do processo além de otimizar a qualidade do produto final otimiza o uso racional da energia. A automatização possibilita evitar decisões e intervenções humanas. Processos manuais são mais suscetíveis a erros, a desperdícios de produto e energia.

É necessário acompanhar a evolução na eficiência de equipamentos e sistemas. Há muitas novas tecnologias para utilizar a favor da redução do consumo de energia elétrica

A automatização possibilita:
- Aumentar o fator de potência e evitar multas na conta de energia;
- Aumentar o fator de carga e evitar multas na conta de energia por ultrapassagem de demanda contratada;
- Diminuir o tempo de uso dos motores sem alterar a produtividade;
- Aumentar a vida útil dos equipamentos;
A Força Engenharia possui soluções, para ter a eficiência energética e eficiência no processo produtivo.



Entre em contato para saber mais e fale conosco.